terça-feira, 17 de novembro de 2009

Jovens aprendem profissão e contribuem para preservar o meio ambiente

Curso gratuito de reciclagem de computadores no Recife pretende reciclar até cinco mil máquinas por ano, que serão distribuídas em entidades sociais de Pernambuco

Da Redação do pe360graus.com

Preocupação com o meio ambiente e profissionalização – essas duas ideias se juntaram em um curso gratuito oferecido pela Faculdade Marista, em Apipucos, na zona norte do Recife. No local, jovens pegam computadores velhos ou quebrados e deixam as máquinas funcionando. Os 110 alunos são de comunidades pobres da cidade.

Uma das estudantes é Ana Paula, de 30 anos. Ela diz que, antes de participar da capacitação, não tinha uma carreira. “Antes de vir para o curso, não tinha expectativa com nenhuma profissão. Aqui aprendi a recondicionar, a mexer com software livre, como o Linux, que a gente pode formatá-lo da maneira que a gente quiser”, conta.

Faltando quatro meses para terminarem as aulas, ela diz que está com novas perspectivas de emprego. “O curso me abriu uma oportunidade e me fez ter esperanças de um futuro melhor. Meu plano agora é me aperfeiçoar no que estou fazendo, dar o meu melhor”, diz Ana Paula.

A capacitação dura oito meses e a primeira turma deve se formar no começo do ano que vem. O coordenador do Centro de Recondicionamento da faculdade, Vicente Falqto, diz que a inscrição para as novas vagas deve ser aberta até dezembro. “Primeiro, o aluno tem o conhecimento elétrico, depois de software e hardware. Ele limpa, monta, percebe o que tem de qualidade e renova o equipamento, que sai daqui com certificado de garantia”, explica.

“O objetivo é atende a toda comunidade, o computador acaba sendo um risco ambiental. Doamos os computadores para creches, asilos, escolas públicas, ONGs, associações e paróquias de Pernambuco. Como é o primeiro centro do Norte e Nordeste, priorizamos o Estado, mas vamos atender toda a região”.

Mas para o trabalho do centro acontecer, é necessária a ajuda da comunidade, doando computadores usados. “Recebemos computadores de pessoas, empresas e espaços públicos”, afirma o coordenador do Centro. “Queremos reciclar por ano de três a cinco mil computadores. Ao mesmo tempo, os jovens aprendem e se preparam para o mercado de trabalho”.

Para mais informações ou doações, basta ligar para (81) 3441-1428. “Se a pessoa não tiver como trazer a máquina aqui, vamos buscar na casa dela ou na empresa”, diz Vicente Falqto. As novas turmas devem começar a ter aulas em fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário