domingo, 25 de outubro de 2009

Curso gratuito ensina a reaproveitar peças e reciclar computadores

nscrições estão abertas e as aulas acontecem na sede do Sindicato dos Bancários, no centro do Recife; ideia é capacitar e oferecer alternativas de uso sustentável do equipamento

Pequenos defeitos no computador podem ser resolvidos sem trocar o equipamento. Um curso gratuito no Recife ensina a aumentar o prazo de validade do computador e também a entender os mistérios das principais peças, como a placa mãe, a memória, o cabo de vídeo e o HD. As 40 vagas da primeira turma já foram preenchidas, mas as inscrições seguem abertas.

O curso, que é uma parceria entre o Procon Recife e associação de voluntários Universo Cidadão, acontece na sede do Sindicato dos Bancários, na avenida Manoel Borda, 564, bairro da Boa Vista, no Recife. A oficina de Reciclagem de Computadores tem como objetivo fazer com que os usuários possam utilizem os equipamentos por mais tempo, reduzindo a quantidade de lixo tecnológico.

“O computador pode funcionar por mais tempo se limpar placa mãe e memória e mantiver o disco rígido livre de vírus”, explica o professor e coordenador do projeto, José Mendonça de Lima (foto). “Nós propomos que esta capacitação, que inicia todas as semanas, pegue jovens e pessoas da comunidade a utilizar o equipamento e dar uma sobrevida a ele”.

O curso tem oito horas de duração, duas em cada dia, de segunda a quinta-feira. As aulas são de graça, mas se o aluno quiser levar qualquer peça de um computador antigo, as doações são bem vindas, já que a associação Universo Cidadão transforma sucata em computadores ativos.

“Qualquer pessoa pode participar, a inscrição é a doação de uma peça de computador. A pessoa tem que ter uma noção básica de informática, mas se não tiver faz o nosso curso de inclusão digital, que também é de graça”, afirma o coordenador José de Lima. Mais informações pelo telefone (81) 3316-4233 (Universo Cidadão) ou 3232-1464/1459 (Procon).

Nenhum comentário:

Postar um comentário