terça-feira, 15 de setembro de 2009

Museologia / Fundarpe - Até 18/09/2009

Segue até o dia 18 deste mês o prazo de inscrições para o curso em museologia promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus– Ibram. A capacitação é voltada para estudantes, técnicos, gestores e profissionais que atuam em museus.



A oficina Museu, Memória e Cidadania acontece de 22 a 24 de setembro, no Auditório Odilon Ribeiro Coutinho, na Fundação Gilberto Freyre, Dois Irmãos. As aulas são gratuitas e serão realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas das 14h às 17h na Diretoria de Difusão Cultural, na sede da Fundarpe.



A formação terá 24 horas de carga horária e será ministrada por Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira, mestra em memória social e coordenadora do Museu do Homem do Nordeste. Como conteúdos, serão apresentados temas como: conceitos de museu e museologia; trajetória dos museus no Brasil do século XVII ao XX; museodiversidade e imaginação museal; museus como lugares de memória, de esquecimento, de poder e resistência; e as dimensões sociocultural, política e econômica dos museus.



A parceria entre a Fundarpe e o Ibram tem o objetivo de capacitar profissionais para atuação em museus e instituições afins, especialmente no âmbito da Política Nacional de Museus. O Ibram é uma autarquia recém-criada pelo Governo Federal e vinculada ao Ministério da Cultura, sendo responsável por promover e assegurar a preservação, a valorização e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

O telefone da Fundarpe é o 3184-3005

Nenhum comentário:

Postar um comentário