quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Senai e Sesi oferecem 1,8 mil vagas para cursos gratuitos

Ao todo, serão oferecidas 2.380 vagas para cursos profissionalizantes nas unidades da Região Metropolitana e do interior

Da Redação do pe360graus.com

As inscrições para preencher as 2.380 mil vagas de cursos técnicos oferecidos pelo Senai e Sesi começam nesta terça-feira e seguem até o dia 16 de outubro. Do total de vagas, 1.810 são gratuitas, distribuídas nas modalidades de Cursos Técnicos de Aprendizagem (930) e Ensino Médio Regular do Sesi articulado com Curso Técnico - EBEP (880).

Ao todo, são 11 cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição. Para se candidatar, os alunos precisam ter concluído o Ensino Fundamental.

Senai e Sesi RELAÇÃO DE CURSOS | Clique no ícone ao lado para ver a lista com os cursos oferecidos.

Na modalidade de ensino articulado, novidade na seleção deste ano, o aluno freqüenta as aulas do Ensino Médio em um turno e do técnico em outro, concluindo a formação educacional e profissionalizante voltado para a indústria.

Em Pernambuco, o EBEP foi iniciado em 2009 em caráter experimental, com 80 alunos nas unidades do Sesi e Senai de Caruaru e Petrolina, oferecendo curso técnico na área de produção do vestuário e de Manutenção Automotiva. Por alcançar resultados positivos, de acordo com o Senai e Sesi, em 2010 as vagas foram ampliadas para 880 distribuídas em Petrolina, Caruaru e Paulista, municípios escolhidos por se destacarem como polos de desenvolvimento econômico do Estado.

As vagas gratuitas do EBEP atendem ao protocolo de compromisso firmado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senai e Sesi com os Ministérios da Educação e Fazenda em julho de 2008, que trata da ampliação de gratuidade para candidatos de baixa renda.

A terceira modalidade oferecida é a de Público Geral com 570 vagas em cursos pagos e na qual o candidato já concluiu o Ensino Médio. Os Cursos Técnicos Senai (Aprendizagem/Gratuitos) são: Técnico em Administração, Vestuário, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Redes de Computadores, Produção de Moda, Refrigeração e Climatização, Telecomunicações e Manutenção Automotiva. As aulas acontecem nas unidades do SENAI Areias, Água Fria, Cabo, Santa Cruz do Capibaribe e Santo Amaro.

INSCRIÇÕES E PROVAS
As inscrições podem ser feitas pela internet. A taxa custa R$ 15,00 para as categorias Aprendizagem e EBEP. Já para a categoria de Público Geral o valor é de R$ 25,00. As inscrições serão validadas após o pagamento da taxa de inscrição que poderá ser feita em qualquer casa lotérica vinculada à Caixa Econômica Federal.

As provas de Redação, Português e Matemática para as três modalidades acontecem dia 8 de novembro das 8h15 às 12h15. Os locais serão disponibilizados no site da Universidade de Pernambuco – UPE, que vai executar o processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário