quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

COM ESFORÇO PODEMOS! Jovem de escola pública é primeiro lugar no IFPE

Daniel Guimarães, 16 anos, conquistou uma vaga em Química Industrial depois insistir em desafiar o destino com a vontade de estudar

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Entre os 2.692 aprovados no primeiro vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), antigo Cefet-PE, um nome merece um destaque especial: Daniel Lucena de Athayde Guimarães (foto). Este jovem de 16 anos conquistou o primeiro lugar com a nota 93.97 para o curso técnico de Química Industrial. Ele errou apenas duas das 30 questões da prova – uma de Português e outra de Química e fechou Matemática.

APROVADOS | Confira aqui o listão dos cursos técnicos do IFPE 2010

Mas o que esse jovem não deixou mesmo de acertar foi no quesito insistência. Ainda tremendo com a notícia de que havia sido aprovado no IFPE, Daniel contou ao portal pe360graus as dificuldades que encontrou durante a preparação para o vestibular. “Entre a 4° e a 8° série estudava em uma escola de bairro, que não tinha livro, professor e as salas eram ruins, mas como eu mostrei interesse pelo estudo, minha mãe batalhou uma vaga pra mim num colégio melhor”, disse.

Foi então que o estudante passou a frequentar as salas de aula do Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, no Centro do Recife, em tempo integral. A vontade de estudar superava a distância de cruzar três municípios de ônibus para chegar na escola – Daniel mora no Janga, em Paulista. “Lá eu pude me preparar, porque a estrutura é melhor. Minha irmã não teve essa oportunidade, então toda a fé estava depositada em mim”, falou.

E Daniel não decepcionou. Na primeira tentativa, passou logo na frente de todo mundo. “Quando conferi o gabarito, eu vi que tinha acertado bastante, mas não achei que ia ser primeiro lugar. Minha mãe está super feliz, já contou para todos no trabalho. Foi ela que sempre me aconselhou a não desistir dos meus sonhos”, comentou.

Já aprovado no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) para Engenharia Mecatrônica, o estudante pensa em cursar as duas graduações. “Sempre estudei, então não vai ser difícil pra mim acumular os dois. O bom de se formar em um curso técnico é poder aumentar o conhecimento prático e estar pronto mais cedo para o mercado de trabalho”, falou, com aquela sabedoria de quem continua insistindo num futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário